segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estilos de narrativas.

Olá meus caros!
Quero falar sobre duas autoras de livros que são fênomenos e seus diferentes estilos de narração. São elas, J. K. Rowling e Stephenie Meyer!
Deixando um pouco meu lado #FaDemaisDaContaDaTiaSteph notei que ambas possuem um estilo bem diferenciado.
As histórias de J. K. são narradas "de fora", elas contam à você o que pegas durante a cena, o que os personagens fizeram, falaram, etc. Esse tipo de abordagem na minha opinião é muito primária :S. Me lembra uma manchete de jornal. A narrativa acaba se tornando fria, você não tem nenhum envolvimento com as personagens.
No entanto, o estilo de escrever de Stephenie é muito mais profundo. Ela entra na cabeça da personagem e relata o que ela pensa durante a cena, suas emoções e vontades. Esse estilo de narrativa enrriquece totalmente uma história! Você é apresentado à essência das personagens, conhece a fundo, cria laços com elas, se envolve com a história toda.
E saindo um pouco do universo dessas duas autoras, de maneira geral, eu sempre preferi o estilo de narração mais verdadeiro possível, aquele que te leva pra dentro da cabeça da personagem e que faz tudo parecer mais real.

Adendo: Lembrando que eu gosto das séries mais famosas de cada uma das autoras e não estou comparando as duas obras, justamente porque elas tem propostas totalmente diferentes.

Um comentário:

  1. Oi!
    Bela observação sobre os estilos narrativos! O da J.K. (pelo que você comentou no seu post, já que nunca li os livros de nenhuma das autoras) é mais observador e o da S.Meyer é onisciente.

    Existem diferenças e aspectos a serem considerados nos dois estilos, e claro que a opinião de envolvimento com personagens também varia de acordo com a visão pessoal de quem lê!

    Abraço!

    ResponderExcluir