Buenos! =]
Acho que a maioria das pessoas gostam de cinema, música...alguma forma de arte. Mas ultimamente tenho pensado bastante sobre o futuro de tais artes. É certo que de 10 em 10 anos aparece algum movimento cultural que muda os padrões vigentes.
Até a década de 90 ocorreram mudanças substanciais na cultura global. Porém me parece que atualmente não existe mais nada de novo a ser inventado.
A música, por exemplo, está se reinventando em um ritmo muito mais lento do que costumava ser, novos diretores com ideias e projetos novos estão escassos. E isso é preocupante...
Os filmes que lançados nos últimos anos que reinventaram algo, que acrescentaram algo de novo, foram feitos por diretores "veteranos de guerra", por gente que trabalha a muito tempo com isso. E onde estão os "novos talentos"? A nova geração de artistas?
Tomando "Avatar" como exemplo, filme dirigido pelo brilhante James Cameron, também diretor de Titatic, e ambos os filmes reinventaram e acrescentaram algo substancial à cultura, tecnologia da época.
O mestre Quentin Tarantino, todo filme que ele lança explora de um jeito totalmente novo a forma de roteirizar um filme.
Tarantino em seu primeiro filme já foi nomeado e ganhador de um Oscar! E ele enfrentou os mesmos desafios que um recém-formado diretor enfrenta. Porquê então, a 20 anos atrás novos diretores eram capazes de realizar obras grandiosas e hoje eles levam anos para realizarem algo importante?
É desse tipo de futuro que falo. James Cameron e Tarantino um dia pararão, e a geração que vier em seguida, como lidará com esse mercado?
O mesmo ocorre na TV, no Rádio, na pintura...cada vez menos aparecem NOVOS TALENTOS, gente que se destaca dos outros, com habilidades excepcionais, não existe mais nada revolucionário...Todos andam muito iguais hoje, é tudo muito mediano...
Não pretendo expor soluções, apena quis compartilhar esse sentimento de insegurança que sinto quando penso no futuro das artes de maneira geral.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário